domingo, julho 06, 2014

0

PIRATINI, 225 ANOS

Há quase doze anos atrás eu me recordo docemente que adentrei pelas salas espaçosas do Museu Farroupilha e fiquei Parada em frente ao oratório admirando seus detalhes em uma tentativa de rezar surgiu um Pai Nosso meio desajeitado, mais que depressa mudei de a direção do meu olhar para a Janela, lá fora caia uma chuvinha mansa e de certa maneira chovia dentro de mim, uma chuva mesclada de emoção e espanto diante de tantas surpresas, eu confesso que eu tinha um certo medo do Quadro do General Bento, parece que seus olhos me seguiam, me arrepiavam ... Exposto com exuberância estava a Pintura retratando a Fuga de Anita com o frágil Menotti nos braços. Quem era aquela mulher? Havia algo nela que me inspirava confiança e um afeto imediato, seria ela uma espécie de Deusa ? Cheguei em Casa e inocentemente Perguntei: - Mamãe posso morar no Museu? Minha mãe riu, um riso diferente, tímido e emocionado, mas com segurança respondeu:  -Não você não pode morar no museu meu amor ... Então aos pouquinhos as pessoas a minha volta foram me contando sobre uma Tal de Revolução que acontecerá aqui a muitos e longos anos atrás e que Piratini tinha seu nome dado pelos índios e que Significava Peixe Barulhento, que havia sido Fundada em 1789 e tantas outras coisas ... Inclusive muitas foram as vezes que me escondia debaixo da mesa, com medo da Moça da Cacimba (Mulher de branco) que todas as Quintas Feiras saia a vagar por as ruas, hoje acho mais sensato não me esconder embaixo da mesa, mas continuo a teme-la. E para mim que digeria estas informações soltas, eu construía um Conto de Fadas diferente onde o País das Maravilhas se Chamava Piratini, suas ruas cobertas por amores perfeitos e muitos castelos, os mocinhos eram Farrapos e os Vilões eram Caramurus, a Princesa usava Chiripá e Botas rucilhonas, e que eu devia tomar cuidado com a Salamanca do Jarau e o Cachorro de trapos. Foi de fato um amor instantâneo! Quando comecei a ler e interpretar de maneira mais realista, era presenteada com Livros e me encontrava por inteiro neles. A cena que mais emocionou de todos os Filmes, novelas, seriados e minisséries que havia assistido e olha que garanto que não foram poucos, foi quando em 2006 na A Casa das Sete Mulheres, Joaquim Teixeira Nunes vulgo Coronel Farrapo Gavião heroico Chefe dos Lanceiros Negros que foi interpretado com perfeição pelo ator Douglas Simon, morre no Ataque a Porongos, entre lágrimas e soluços eu descobri no Gavião o meu grande exemplo de herói. E Quando falo de Amor é amor mesmo, sem qualquer vacilo, eu me entreguei a Piratini e a História de com 7 aninhos espontaneamente, eu ficava horas e horas me imaginando em outra época, vestindo outras indumentária, falando outros dialetos, lutando na Farroupilha, sendo cortejada pelo Teixeira Nunes, ouvindo o sotaque Italiano de Garibaldi, e dançando uma Valsa com Bento Gonçalves com todo o respeito é claro, meu sonho de consumo sempre será possuir a Casa do Moreira Fabião onde morou Barbosa Lessa. Não Importa onde, como, com quem e por quanto tempo Deus me permitirá viver, mas a minha Missão é trabalhar e vivenciar esta riqueza histórica e cultural e faço isso com toda a minha Dedicação, minha essência e minha Alma, este é meu Legado, meu ideal, eu não o vendo, não o empresto e não o troco por nada, afinal não tem como esquecer meu Primeiro AMOR, é um presente de Deus em minha jornada.Um dia eu terei um diploma em mãos para me orgulhar, eu sou inteiramente Feliz por carregar esta devoção a minha, a tua, a nossa PIRATINI, sei que esta Paixão não é nem nunca foi algo passageiro, é parte de mim, o que me move, e me satisfaz, é o meu jeito próprio de fazer arte e de me comunicar, aqueles que não respeitarem este sentimento estarão de certo modo me matando, foi lutando por levar adiante esta valorosa história da Primeira Capital Farroupilha, que eu descobri acidentalmente como me imortalizar, Te amo PIRATINI !

Tributo a Piratini por Francieli Domingues 
Esta é uma das homenagens que nas rede sociais do dia de hoje 06 de julho de 2014, dia que Piratini completou 225 anos de História recebeu.

0 comentários: