quinta-feira, junho 23, 2016

0

Praga da Cigana (Lenda)


#Lendasecausosdepiratini PRAGA DA CIGANA Por Francieli Domingues
Há muitos anos atrás,nas vésperas da festas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Novenas), chegou na cidade um grupo de Ciganos e ficou acampado pela cidadela, uma moça muito bela que era cigana se apaixonou por um Rapaz da sociedade Piratiniense, provavelmente alguém de posses e fortuna, o rapaz admirado com a beleza da cigana, o sentimento era recíproco por parte de ambos. O Romance era coisa de cinema, trocavam olhares, ele a presenteava com flores, ela lhe entregava doces que fazia com todo o carinho. 
A moça resolveu ir até a Igreja para pedir para marcar seu casamento com o rapaz Chegou e foi rapidamente em direção ao Padre e disse: 
- Bom dia Padre, vim pedir que o senhor marque meu casamento, o meu noivo é um moço aqui da cidade mesmo,então para qual dia podemos marcar ?
O padre com ironia respondeu:
- Quem você julga ser para se encontrar no direito de te unir a um Cristão, tu que vem de um povo que acredita vários Deuses,e nomeia teu Deus qualquer criatura? Além disso estou ocupado na organização de nossas novenas,não faria este casamento, inclusive era melhor que fosses embora desta cidade. 
A moça desesperada correu até a sanga da Lavagem e chorou, chorou, lágrimas grossas como punhos e e gritou uma praga: 
- Toda vez que houver festas nesta cidade, choverá muito, pois eu não consegui me casar com o homem que amava ... 
Até hoje quando chove em meio as festas de nosso município,um ou outro comenta 

  É a tal praga da cigana ...

0 comentários: